Got My Cursor @ 123Cursors.com
MEU ANIMAL AMIGO: CÁRIE DENTÁRIA

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CÁRIE DENTÁRIA

Cárie é uma doença muito rara nos cães e gatos. Alguns fatores como a anatomia dos dentes, o pH salivar e alimentação pobre em açúcares, não propiciam o seu desenvolvimento, além do que, o tipo da placa bacteriana que possuem não é específico para o surgimento da cárie.

O que mais compromete a cavidade oral dos animais é a doença periodontal (gengiva inflamada, mau hálito, dor, perda de dentes, etc.), que acomete 85% dos cães com cinco anos de idade.

O mau hálito se inicia com a inflamação da gengiva devido à presença de bactérias da placa bacteriana que se acumula sobre os dentes por falta de escovação. Com o passar do tempo, ocorre uma calcificação desta placa, formando então o cálculo dental (tártaro) que tem coloração normalmente acastanhada. Sobre o tártaro, acumula-se mais placa bacteriana, e o processo inflamatório, que acomete primeiramente a gengiva, passa a comprometer as estruturas que sustentam e protegem os dentes, levando a uma destruição destas. Com isso, o animal pode até perder os dentes. Estamos então, diante de um quadro de doença periodontal.

A pior conseqüência desta doença é o comprometimento de outros órgãos, como coração, rins e fígado, devido a migração das bactérias da boca. Por isso, recomenda-se sempre um acompanhamento da saúde oral por um veterinário, pois a saúde geral começa pela boca.

Texto extraído do site: www.kennelclub.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário