Got My Cursor @ 123Cursors.com
MEU ANIMAL AMIGO: VACINA ANTI-RÁBICA MATA ANIMAIS EM SÃO PAULO

sábado, 21 de agosto de 2010

VACINA ANTI-RÁBICA MATA ANIMAIS EM SÃO PAULO


Ministério diz que vacinação contra raiva deve ser mantida no país
SP suspendeu campanha após morte de cães e gatos.
Segundo comunicado, não há evidências de 'eventos adversos'.

O Ministério da Saúde divulgou um comunicado em que afirma que a vacinação antirrábica no país será mantida. O anúncio é feito após São Paulo registrar casos de efeitos colaterais e até mortes de cães e gatos e suspendeu a campanha no estado na última quinta-feira (19).
"Não há evidências, até o momento, que os eventos adversos apresentados justifiquem a interrupção da campanha, pois os mesmos estão abaixo do relatado na literatura internacional e do produtor", diz texto publicado na noite de sexta-feira no site do ministério.
Segundo os registros da pasta, houve oito mortes, sendo duas no estado do Rio e sete em São Paulo em um total de 309.031 cães e gatos vacinados. O ministério considera que a taxa de 0,0029% de casos fatais está abaixo do que é considerado uma situação de anornalidade.
O texto diz que eventos graves podem estar associados a "a resposta individual de cada animal, condições de armazenamento e aplicação do produto, tais como: hipersensibilidade do animal a compostos da vacina, local de conservação, manejo do animal no momento da aplicação, doenças concomitantes, idade, número de doses aplicadas, tipo de agulha e seringa, via de administração".
De acordo com o ministério, "desde 2003, o laboratório produtor tem registro e licença no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e comercializa o produto no país na rede privada de clinicas veterinárias".
A médica veterinária Ana Claudia Furlan Mori, gerente do Centro de Controle de Zoonoses do município de São Paulo afirma que "toda vacina é passível de ter reações. O que nos surpreendeu foi o número e a intensidade das reações". “Ainda é prematuro atribuir alguma responsabilidade à vacina, ao laboratório ou à aplicação. É temerário fazer qualquer afirmação antes de uma análise clínica e epidemiológica detalhada”, disse. O Instituto Pasteur irá investigar os óbitos e as reações graves, de acordo com a secretaria.
Essa é a primeira vez que a campanha adotou esse tipo de vacina. “Ela produz uma resposta imunológica melhor, porque proporciona uma proteção mais rápida e duradoura. É uma vacina de cultivo celular, isto é, feita em laboratório e não utiliza camundongos. É o mesmo tipo de vacina que é utilizado em clínicas particulares”, disse.

Do G1, em São Paulo

5 comentários:

  1. o meu gato foi vacinado e esta super nersovo e ficou protado

    ResponderExcluir
  2. A vacina anti-rabica e mesmo boa pra raiva. Quase mata o anima e deixa o dono com bastante raiva. Meu cachorro teve efeitos colaterais com esta vacina. Que vacina e esta que mata os animais.Alguem responde.

    ResponderExcluir
  3. Levamos as duas gatas e o cachorro para vacinar. Tanto as gatas como o cão passaram mal durante o3 dias, nem andavam!
    Achei estranha a cor: Rosa forte, nunca tinha visto esta cor de vacina!A irresponsabilidade fica por conta de quem? Bem, sempre acreditei em vacinas. Tanto humana como animal. Mas acham que estas para gripe eu fiz? NÃO!!!! TEM ALGUMA COISA PODRE NESTA HISTÓRIA!

    ResponderExcluir
  4. Alô, amigos!
    Hoje aconteceu a PRIMEIRA CÃOMINHADA em nossa cidade!
    Veja no meu blog:
    http://tiabiacontahistorinhas.blogspot.com/2010/10/1-caominhada-de-rondonopolis-mt.html

    ResponderExcluir
  5. meu cachorro nao ta normal tem uns 5 dias, primeiro so dormia, nao brinca mais. Ele ja tem 14 anos mas era todo animado e vivia pulando e hoje não para de andar de um lado para o outro.. Snif Snif

    ResponderExcluir