Got My Cursor @ 123Cursors.com
MEU ANIMAL AMIGO: ACASALAMENTO, GESTAÇÃO E PARTO

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ACASALAMENTO, GESTAÇÃO E PARTO

Veja abaixo algumas das dúvidas mais frequentes sobre o tema da reprodução canina.

Qual a idade certa para acasalar?
A idade certa para acasalar deve levar em conta o desenvolvimento dos cães. Os machos, a partir de 12 meses já podem acasalar, mas as fêmeas só devem acasalar após 18 meses ou do terceiro cio, o que vier depois. Antes disso, ambos estão imaturos e não completaram seu desenvolvimento físico e psicológico.O período ideal para a reprodução nas cadelas 1 ano e meio e 6 a 7 anos de idade.
Cadelas que tiveram várias crias nesse período podem se manter em reprodução até ao redor dos 10 anos sem maiores riscos de ter problemas. Como muitas cadelas podem ter ciclos férteis às vezes até aos 12 anos de idade, existe a possibilidade de acasalamentos acidentais.
De modo geral é contra-indicado acasalar pela primeira vez cadelas após os 6 anos de idade, pela possibilidade de problemas no parto (perda de elasticidade na cervix e vagina) e a eventual necessidade de uma cesariana.
Mesmo às cadelas multíparas (que deram cria muitas vezes), não é recomendado o acasalamento após 10 anos de idade, pelos mesmos motivos.

Qual a duração do cio?
A duração de todo o cio é variável assim como a freqüência entre um cio o outro. De forma geral dura de 15 a 20 dias. Lembre-se de não cruzar sua cadela antes do terceiro cio.

Em que fase do cio devo acasalar minha fêmea?
O melhor período para acasalamento varia um pouco de raça para raça. Normalmente para as raças de porte pequeno, inicia-se no 8° dia e para as raças maiores, no 11° dia, indo até o 15° dia. Nesta fase a vulva continua inchada, mas normalmente, o corrimento é bastante reduzido/inexistente. Portanto, caso queira acasalar sua fêmea este é o período indicado. Para certificar-se da 'disposição' da cadela, um truque bastante eficaz é passar o delo na base do rabo da cadela. Quando ela está 'disponível', a fêmea desloca o rabo para o lado, deixando totalmente aparente a vulva.
Se você ainda tiver dúvidas, existem exames de citologia vaginal realizados por veterinários que podem dar a melhor indicação sobre o período mais indicado para o acasalamento.

Quantas vezes devo repetir o acasalamento?
Normalmente se repete o acasalamento 2 ou 3 vezes, com intervalo de 24 horas.

Acasalei minha fêmea. Quando é possível saber se ela está grávida?
Normalmente um veterinário, com um exame clínico (palpação), consegue identificar a gravidez de uma fêmea a partir dos 28/30 dias. No entanto, se a fêmea for muito grande ou estiver muito gorda, esse exame de toque é enganoso. A melhor forma de se garantir a presença dos filhotes é com o exame de ultrassom, a partir do 30° dia.

É possível interromper uma gravidez indesejada?
Possível é, mas é um procedimento de risco e nem todos os veterinários irão realizá-lo.
Caso você não queira filhotes, o melhor é fazer a castração da fêmea e/ou a vasectomia no macho.

Minha fêmea está grávida. Devo modificar sua alimentação?
Consulte primeiro seu veterinário para que ele possa fazer um exame clínico geral na sua fêmea. De maneira geral, as fêmeas devem receber alimentação para filhotes (ricas em cálcio e proteínas) apenas após o primeiro mês de gestação. Suplementos vitamínicos só devem ser dados sob orientação expressa do médico veterinário.
Uma alimentação correta e SEM EXAGEROS, vai ajudar a sua cadela a produzir filhotes saudáveis. Alimentação em excesso pode contribuir para o aumento exagero do peso da gestante e dificultar o parto dos filhotes.

Posso dar banho na fêmea durante a gestação?
As cadelas, a não ser em casos específicos, devem levar uma vida normal durante a gestação. Isso inclui passeios, brincadeiras, etc... claro que no final deste período ela mesma já vai preferir uma vida menos tumultuada e o melhor a fazer é respeitar seu ritmo. Banhos são bem vindos durante todo o período mas devem ser evitados na última semana de gestação.

Qual a duração da gestação?
A gestação dura entre 58 e 63 dias. Caso passe deste período, procure imediatamente o veterinário.

Qual o intervalo ideal entre uma gravidez e outra?
De maneira geral é altamente não recomendável que se acasale uma fêmea em dois cios seguidos.
Como o processo de gestação e amamentação é muito desgastante para as fêmeas, é recomendável que entre uma gestação e outra ela tenha um cio de 'descanso’.



Extraído do site www.dogtimes.com.br ,
gentilmente cedido por Mariana Saliola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário