Got My Cursor @ 123Cursors.com
MEU ANIMAL AMIGO: MANTER EM DIA A CARTEIRA DE VACINAÇÃO DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO GARANTE A SUA LONGEVIDADE

terça-feira, 29 de setembro de 2009

MANTER EM DIA A CARTEIRA DE VACINAÇÃO DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO GARANTE A SUA LONGEVIDADE


"Quando foi a última vez que você vacinou seu animal de estimação?". A pergunta faz quem tem um pet em casa colocar a memória para funcionar e a verdade é que por esquecimento ou falta de informação até mesmo donos que mantêm uma preocupação com a saúde e o bem-estar dos seus animais deixam de atualizar a carteira de vacinação que deve acompanhar cães, gatos e outros animais durante toda a vida.
“É preciso lembrar que os animais precisam ser vacinados anualmente e não apenas quando são filhotes”, esclarece o Dr. Marcelo Quinzani, médico veterinário e diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care.
A unidade especializada no tratamento de pequenos animais aposta na informação e nos avisos constantes aos proprietários para fazer valer a máxima que diz que prevenir é melhor do que remediar.
Os clientes cadastrados no Pet Care contam com uma ajuda para não esquecer a data da próxima vacina do seu pet. É que o hospital possui um programa que armazena as informações sobre cada animal que é atendido no local e gera avisos referentes às datas das próximas imunizações. Esses alertas são encaminhados para os proprietários via e-mail ou por telefone.
“Para cães as vacinas consideradas essenciais são a V8 ou V10 e a vacina anti-rábica”, ensina o veterinário. As vacinas contra gripe, giárdia e de leptospirose são consideradas opcionais. “E a idicação depende da avaliação do médico veterinário frente a exposição do animal a essas três doenças”.
“Os gatos devem receber anualmente as vacinas anti-rábica e a quádrupla felina e os ferretes ou furões devem ser imunizados contra cinomose”.
Exija um médico veterinário:
As vacinas consideradas éticas só podem ser comercializadas e aplicadas por um médico veterinário, pois é esse profissional que possui o conhecimento necessário para realizar a indicação da vacina e para os cuidados de armazenamento e manipulação do produto. Outro ponto importante é que todo animal deve passar por uma avaliação clinica antes de receber a imunização.
“São verificados itens como idade, data da última vacinação e quais vacinas já foram aplicadas, o seu estado geral, condição física, condição da pelagem, peso atual e peso anterior, temperatura, antecedentes mórbidos, doenças concomitantes, possibilidade de gestação, entre outras informações importantes para avaliar se o animal deve ser vacinado ou não”, explica Quinzani.
“Isso evita que animais que não estejam em condições de responder de maneira adequada ao estimulo vacinal recebam a vacina” alerta o veterinário.
O diretor clínico do Pet Care lembra ainda que para muitos animais a vacinação anual é a única visita ao veterinário, o que torna a consulta ainda mais importante.
“Muitas vezes durante essa avaliação clínica descobrimos algumas doenças, prevenimos outras, controlamos peso, saúde dos dentes, sempre procurando proporcionar saúde e longevidade ao animal”, ressalta. “Sabemos que cuidados preventivos são extremamente importantes para isso e a vacinação é só uma parte desses cuidados”.
Quinzani ressalta também que animais doentes, filhotes com menos de 30 dias, fêmeas em gestação e animais com históricos de reações alérgicas à vacina não devem receber vacinação.

3 comentários:

  1. Parabens pelo teu blog !! chamo luis fernando tenho apenas 10 anos de idade mas sou apaixonado em cachorros gatos cavalos e etc !! quando crescer quero ser veterinario e ter um canil de cachorros de rua !! AMO VIRA LATAS tenho em vira lata lindo chama Tobby !! CHORO MUITO QUANDO VEJO MAUS TRATOS aos animais !! abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog , tive vários cachorros que vinharam das ruas , ainda pequenos e maltratados , eu sempre achei errado maltratar os cachorros , se não quer da pra uma pessoa que queria e que ame , não maltrate eles , eles não tem culpa! Me chamo Julianne Luna

    ResponderExcluir
  3. são uns fdp quem maltrata animais eu tenho um cachorro que cuido dele como se fosse retribuir a meu carinho com qualquer pessoa

    ResponderExcluir