Got My Cursor @ 123Cursors.com
MEU ANIMAL AMIGO: COMO FAZER UM CACHORRO PARAR DE ROER

terça-feira, 23 de junho de 2009

COMO FAZER UM CACHORRO PARAR DE ROER


A boca dos cachorros é equivalente às nossas mãos. É o que eles usam para pegar e examinar as coisas, avaliar seu possível uso e transportar o que interessa de um lugar para o outro. Ao roer, o cachorro sabe a textura, o gosto e se alguma coisa é boa ou ruim para comer. É uma parte natural do comportamento canino: é tão difícil ensinar um cachorro a parar completamente de roer quanto é para ensiná-lo a parar de respirar. Roer é uma parte importante do desenvolvimento do filhote. Assim como os bebês, os filhotes de cães roem para aliviar a dor nas gengivas quando os dentes estão nascendo. Pode levar até um ano para a dentição estar completa. Portanto, esse é outro ponto em que você precisa de muita paciência para ensinar seu cachorro o que ele pode e o que ele não pode roer.
Naturalmente, seu cachorro vai se sentir atraído por qualquer coisa que tenha o seu cheiro. Sendo assim, tome cuidado com suas meias, sapatos e outros itens que não queira ver destruídos. Na verdade, ter um filhote em casa é um ótimo incentivo para fazer toda a família aprender a não deixar roupas, sapatos e brinquedos espalhados e fora do lugar. Senão, são grandes as chances de esses objetos serem totalmente destruídos. Não vai ser preciso que objetos preferidos sejam destruídos muitas vezes seguidas para fazer com que até o membro mais relaxado da família comece a catar suas coisas. Nunca deixe um cachorro adulto roer roupas e sapatos, principalmente estes, que retêm mais o seu cheiro. Melhor, nunca dê nada para seu cachorro roer que seja parecido com alguma coisa que não quer que ele roa. Ele não vai saber a diferença entre a bota velha que ganhou para brincar e seus novos tênis de caminhada.
Faça com que os brinquedos dele (e ele deve ter vários) sejam os mais atraentes possível. Se ele parece adorar coisas com o seu cheiro, deixe o brinquedo em seu cesto de roupa suja por um ou dois dias antes de dar para ele. Esfregue algo saboroso nas bolas de borracha ou outros brinquedos ou coloque petiscos dentro de brinquedos ocos, qualquer coisa que possa estimular seu cachorro a gostar deles. No geral, seja claro ao dar sua mensagem a ele desde o começo. Dê brinquedos apropriados para roer e elogie quando ele escolher o objeto certo. Sempre tenha um desses brinquedos por perto (até mesmo leve um com você). Se você vir seu cachorro roendo alguma coisa que não deve, retire o item rapidamente e troque por um brinquedo que ele possa roer. Então, elogie-o por estar roendo o brinquedo certo. Há objtos em sua casa que você não quer que ele estrague. Sendo assim, é muito mais fácil ensiná-lo a reconhecer os brinquedos que ele pode roer.
Se você quer dar ossos para seu cão roer, prefira ossos bovinos grandes e da coxa, esterilize-os, deixando ferver por meia hora. Nunca dê ossos pequenos ou que possam lascar com facilidade, como os de galinha ou de peru.
Alguns cães continuam roedores ativos por toda a vida. Roer destrutivamente é um comportamento muito comum em cachorros que ficam muito tempo sozinhos, pois é uma maneira de diminuir o tédio ou a ansiedade. Cães que ficam sozinhos precisam ter vários brinquedos diferentes, que devem ser alternados para continuarem interessantes. Quando estiver em casa com seu cachorro, certifique-se de exercitá-lo e use o tempo com qualidade.
Quando chamar o veterinário
Como em qualquer caso de problema de comportamento, leve seu cão ao veterinário para uma consulta antes de começar qualquer estratégia de correção. Pode ser que ele esteja com os dentes nascendo ou com as gengivas inflamadas. Se houver uma causa física para o comportamento, nenhum treinamento ou correção vai poder ajudar.


Como evitar que seu cão roa o que não deve
É claro que a parte mais importante para evitar que seu cachorro roa é o bom senso: mantenha tudo que você não quer que ele roa longe de seu alcance ou deixe o cachorro fora das áreas onde estes objetos possam ser encontrados. Cães que só roem quando estão sozinhos podem ser colocados em canis ou caixas de transporte. Nunca use a caixa como castigo. Ela deve ser vista pelo cachorro como um refúgio, como um lugar seguro e feliz.
Como é impossível colocar coisas como o sofá e a mesa de jantar em uma estante alta, é preciso achar outros métodos. Alguns treinadores recomendam a aplicação de uma mistura de pimenta vermelha com geléia de petróleo ou de alguma outra substância de gosto desagradável nas pernas dos móveis e outras zonas de perigo. Teste a substância em um local escondido para ter certeza de que não vai danificar o acabamento. Estofados podem ser protegidos usando fita adesiva dupla-face (ou um pedaço de fita crepe enrolada com a parte que cola para fora) em itens como saias de móveis, cortinas e barras de colchas. Se a sensação grudenta não dissuadir seu cachorro de roer, você pode tentar pulverizar o local com alguma substância desagradável como a pimenta vermelha.
Só corrija seu cachorro por estar fazendo algo errado se pegá-lo no ato. Nunca reprima um cachorro depois do fato. Não importa o quanto pareça que ele sabe que fez algo errado, ele está apenas reagindo a você e a sua raiva. Ao invés disso, quando você pegá-lo roendo algo que não quer que ele roa, pegue o objeto rapidamente (você também pode interromper a ação usando algum barulho ou outra distração), substitua por um brinquedo e depois mostre sua satisfação entusiasmadamente

3 comentários:

  1. Parabens pelo seu texto, é bastante esclarecedor e muito bem escrito.
    Peço sua ajuda num tema ligado ao exposto: o que fazer quando o cachorro além de roer e destruir, se põe a engulir parcial ou totalmente os objetos?
    Temos um border collie de 1 ano e 4 meses que ultimamente quando deixado sozinho (ou não) tem feito isso. Ontem foi uma embalagem de fio dental, da qual encontramos apenas parte do corpo e da tampa, e, felizmente, todo o fio. Mas o resto do plástico e aquela pecinha metálica que serve para cortar o fio desapareceram.
    Hoje estávamos almoçando e o surpreendi roendo um caco de vidro! Aparentemente nada de grave aconteceu, porque fucei na boca dele e mas não encontrei nada, exceto um filetezinho de sangue.
    O que fazer?
    Obrigado,
    Marcelo - Campinas-SP

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Tenho um pit bull de 6 meses
    e ele não para de comer tudo o que ver pela frente
    esses dias eu sai e deixei minha bolsa em cima da mesa, e quando voltei por incrivel que parece ele
    abriu todos os ziper da bolsa, e comeu minha maquiagem inteira
    o que eu faço ???
    Gostaria de uma dica sua

    Obrigada

    Gabriela- São Gonçalo-RJ

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI DO COMENTÁRIO,ADOTAMOS UMA CADELA QUE FOI ABANDONADA NA ESTRADA,CALCULAMOS QUE ELA TENHA DE DOIS A TRÊS ANOS,ACHO QUE LARGARAM PORQUE ELA ROI TUDO O QUE ENCONTRA,JÁ DESTRUI SAPATOS,CHINELOS,AGORA COMEÇOU A ROER OS MOVEIS,AS CADEIRAS DA COZINHA,A SALA DE JANTAR COMEU OS CANTOS DA CRISTALEIRA,AGORA PASSOU PARA OS PÉS DAS CADEIRAS,GOSTARIA DE SABER O QUE POSSO FAZER PARA QUE ÉLA PARE DE ROER OS MOVEIS.

    ResponderExcluir