Got My Cursor @ 123Cursors.com
MEU ANIMAL AMIGO: CÃES E GATOS TAMBÉM PODEM TER DOR DE DENTE!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

CÃES E GATOS TAMBÉM PODEM TER DOR DE DENTE!


Quantas vezes você já olhou a boca do seu animal de estimação ???
Estudos revelam que cerca de 85% dos cães e gatos acima dos 3 anos de idade apresentam a doença periodontal, considerada a doença mais comum entre os animais de companhia. A doença periodontal acomete o periodonto, ou seja, a estrutura responsável pela fixação do dente na boca. O processo inicia-se com a deposição contínua da placa bacteriana sobre os dentes.
Se ela não for removida, como fazemos diariamente ao passar o fio dental e escovar os dentes, as bactérias presentes começam a causar inflamação na gengiva (gengivite). Com o passar do tempo, a placa bacteriana calcifica-se, formando o chamado cálculo dental, mais conhecido como "tártaro". Com a progressão da gengivite e do acúmulo de "tártaro", as estruturas de sustentação do dente são destruídas e, por fim, o dente é perdido. Porém, o prejuízo não pára por aqui ! Esta é uma lesão infecciosa, logo, as bactérias podem penetrar a corrente sangüínea, espalhando-se pelo corpo do animal e causando lesões em órgãos vitais como coração, rins e fígado.
Como perceber que o seu amigo está sendo acometido pela doença periodontal ?
Fique atento, os sinais mais comuns são:
- Mau hálito- Acúmulo de placa bacteriana
- Presença de "tártaro" (crostas amareladas ou amarronzadas sobre os dentes)
- Sangramento, inflamação ou retração gengival
- Presença de pus na gengiva
- Dentes com mobilidade ou ausentes
- Dificuldade em apreender e/ou mastigar os alimentos
- Dor ao abrir a boca
- Perda do apetite
- Esfregar o focinho no chão ou coçá-lo com a pata
NÃO ESPERE POR ESTES SINAIS, PREVINA-OS. CONSULTE-NOS, AFINAL, A SAÚDE BUCAL COLABORA E FAZ PARTE DE UMA BOA SAÚDE GERAL, AUMENTANDO A EXPECTATIVA E A QUALIDADE DE VIDA DOS ANIMAIS.

2 comentários:

  1. meu cahorro já está com 10 anos e com os dentes todos comprometidos e nem deixa escovar os dentes, chora quando vai morder algum bichinho, sei que sente dor. oque posso fazer?

    ResponderExcluir
  2. Minha bebezinha tem 8 meses,adotei ela quando tinha 2 meses,é mestiça pastor alemão com bassê(salsichinha),SRD,mas é uma membro importante da familia,ultimamente esta comendo tudo,manta,recheio das almofadas,dos travesseiros e colchão,morde tudo e fica irritada.Um dia consegui olhar bem seus dentes maiores de trás e notei que um esta com manchas marrons,será que é tartaro,não consigo detectar se ela esta com dor de dente ou não.ela tem boa alimentação,ração e carnes de cão especiais,as vacinas estão todas em ordem,parece saudave,dorme bem e brinca muito.oque faço?

    e-mail-marisa_ftbc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir