Got My Cursor @ 123Cursors.com
MEU ANIMAL AMIGO: SOBRE SAÚDE

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SOBRE SAÚDE



¤ O cordão umbilical de um cãozinho recém-nascido cai por volta do 3º dia de vida.

¤ A cor da íris em todo recém-nascido é cinza azulada, mudando para a coloração adulta por volta do 2º mês.

¤ A freqüência dos batimentos cardíacos em um recém-nascido é superior a 200 batimentos por minuto, enquanto que a freqüência respiratória gira em torno de 15 a 35 movimentos por minuto.

¤ A temperatura corpórea de um recém-nascido é de aproximadamente 35,5ºC, chegando na temperatura normal de um cão adulto no primeiro mês de vida (37,5~38ºC).

¤ Um cãozinho possui 28 dentes de leite e um cão adulto 42 dentes permanentes, sendo a erupção um pouco mais precoce em fêmeas, de raças de porte grande e nascidas no verão.

¤ Quando um filhote ingere satisfatoriamente o colostro nas primeiras 24 horas de vida, seu nível de anticorpos circulantes no sangue é muito próximo ao da mãe.

¤ Um cãozinho de 3 dias ingere aproximadamente 20% de seu peso corpóreo em leite materno por dia, enquanto que um filhote de 3 semanas ingere em torno de 40%.

¤ O leite de cadela possui mais proteínas, gorduras e calorias que o leite de vaca. Em contrapartida, o leite de vaca possui mais carboidratos e é isso que provoca diarréia em cãezinhos alimentados com esse leite, e não a gordura como pensa a maioria.

¤ Um cãozinho bebe diariamente aproximadamente 50ml de água por kilo de peso, sendo que a água corresponde por cerca de 80% do peso corpóreo em um recém-nascido, e aproximadamente 65% em um cão adulto.

¤ Um filhote pode perder quase toda sua gordura corpórea, metade de sua musculatura e ainda assim sobreviver, desde que esteja bem hidratado. Mas em casos de desidratação severa (acima de 10% de seu peso corpóreo) o risco de vida altíssimo, mesmo que o filhote esteja em seu peso normal.

¤ O corte de cauda (caudectomia) e a excisão dos primeiros dígitos, quando necessários, devem ser realizados antes que o cãozinho complete uma semana de idade.

¤ A idade ideal para se realizar o corte de orelhas (conchotomia) em um filhote, gira em torno do 4º mês de vida, variando de acordo com o porte e a raça.

¤ Cãezinhos sadios alimentados adequadamente pela mãe, dobram seu peso de nascimento por volta do 10º dia de vida.

¤ Os olhos e as orelhas de um cãozinho abrem-se aproximadamenta na 2ª semana de vida.

¤ As erupções dos dentes de leite iniciam-se na 3ª semana de vida e terminam por volta de 2 meses.
¤ O sistema imunológico de um cãozinho começa a produz anticorpos e células de defesa a partir da 4ª semana de vida.

¤ Os testículos de um cãozinho migram para o saco escrotal até o 2º mês de vida.

¤ Filhotes de raças miniatura crescem aproximadamente até o 5º mês de vida, enquanto que nas raças gigantes eles podem crescer até um ano e meio.

¤ Um cãozinho recém-nascido rasteja relativamente bem, sustenta seu próprio corpo por volta da 3ª semana, anda com facilidade por volta da 4ª semana e consegue correr a partir da 5ª semana de idade.

¤ Os três primeiros meses são os mais importantes na vida de um cão, e quanto mais experiências ele acumular convivendo com seres humanos, outros animais e explorando o ambiente onde vive, mais desenvolvido será o seu cérebro.

¤ A audição, a visão e o olfato estão bem desenvolvidos por volta da 6ª semana de vida, sendo os sentidos mais utilizados durante a fase explorativa de um cãozinho.

¤ A audição de um cãozinho é em média quatro vezes mais sensível que a humana, além de captar sons com uma maior amplitude de freqüência.

¤ A visão de um cãozinho é mais sensível e percebe movimentações bem melhor que nós. Em contrapartida, eles enxergam com menos nitidez, menos foco e com uma variação de cores limitada.

¤ O olfato é o sentido mais apurado e desenvolvido de um cãozinho. Ele consegue identificar e diferenciar muitos odores que nós sequer sentimos. Possuem aproximadamente 40 vezes mais células odoríferas (que detectam o cheiro) que nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário