Got My Cursor @ 123Cursors.com
MEU ANIMAL AMIGO: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CÃES

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CÃES

1. O meu cachorro está sempre a morder, que posso fazer?
Os cachorros têm muita necessidade de morder e roer coisas. No entanto, não deverá permitir que ele morda as suas mãos pois poderá entender isso como algo normal e quando crescer.... Desde pequeno associe este comportamento a um comando NÃO. Na maioria dos casos será o suficiente para ao final de alguns comandos, o cão perceber que não deverá moder. Se não se tiver sucesso contacte um treinador profissional.
2. O meu cachorro precisa de vitaminas?
Uma dieta eficaz é aquela que é complementada com um bom equilíbrio de vitaminas e sais minerais. No mercado existem vários suplementos vitamínicos que poderá dar ao seu cachorro de modo a proporcionar-lhe um crescimento saudável. Do mesmo modo que na escolha da alimentação, deve ter em conta a idade, o tamanho, o exercício e a raça. Sempre que tenha dúvidas consulte o veterinário.
3. Que tamanho vai atingir o meu cão?
O tamanho adulto de um cão depende da raça, do sexo e claro está das condições de vida e saúde a que estará sujeito. Nos cães de raças de raças puras é mais fácil determinar o tamanho aproximado, no entanto, em cães resultado de cruzamentos não pré-definidos essa tarefa torna-se muito mais difícil. Em regra, um cão nunca será muito maior que o seu progenitor maior. O veterinário, pela sua experiência, poderá efectuar uma previsão mais credível do tamanho adulto do seu cão.
4. Que alimentação devo providenciar ao meu cão?
Uma dieta de alta qualidade para o seu cão vai proporcionar um melhor desenvolvimento e crescimento do mesmo, assim como melhores condições de saúde. Restos não constituem a dieta indicada e perante a variedade de produtos à disposição no mercado esta tarefa pode revelar-se muito confusa. Para melhor escolher a comida do seu cão tenha em consideração os seguintes aspectos: idade, tamanho, exercício e raça. Nos primeiros tempos e sempre que tenha dúvidas consulte o veterinário.
5. Que vacinas precisa o meu cão?
A vacinação constitui um acto muito importante para manter o seu cão de boa saúde. As vacinas protegem contra algumas doenças, muitas delas fatais! As mais importantes são: parvovirose, esgana, leptospirose, hepatite, tosse do canil e raiva. Nunca pense duas vezes em vacinar o seu cão, consulte o seu veterinário.
6. Quantas vezes devo dar banho ao meu cão?
Dar banho e escovar o seu cão fazem parte das tarefas que possibilitam manter o pêlo e a pele em condições mais saudáveis. A frequência com que o faz depende da raça, do tamanho do pêlo e do ambiente onde ele se movimenta. Dê-lhe banho sempre que então para tal concretize necessário. Mas não cometa exageros! Banho a mais com água ou com produtos secos podem provocar irritações e alergias. Acompanhe o banho com outras tarefas importantes como escovar, cortas as unhas, limpar os ouvidos. Em caso de dúvida consulte sempre um profissional.
7. O meu cão tem pulgas, o que posso fazer?
As pulgas vivem na pele do seu cão sugando-lhe o sangue podendo mesmo saltar para as pessoas que com ele convivem. Para além do desconforto, as pulgas podem provocar anemia, alergias e serem um veículo transmissor de doenças. Assim que detectar a presença de pulgas inicie de imediato um plano de desparasitação, não só ao cão como também à casa (interior e exterior). Para tal recorra a produtos à venda no mercado seguindo atentamente as instruções. Apenas aplique no seu cão produtos especialmente concebidos para ele e não quaisquer outros produtos desinfectantes e desparasitantes. Se o problema persistir visite o seu veterinário.
8. O pêlo do meu cão está a cair, que devo fazer?
A queda de pêlo é um processo normal na maioria dos cães e faz parte da mudança de pêlo. Esta ocorre maioritariamente das vezes no início da Primavera e do Outono. Deste modo o cão prepara-se para receber as diferentes condições climatéricas. De modo a reduzir o pêlo que o seu cão vai espalhando por todo o lado, recomendamos escovagens diárias. Se verificar que esta queda de pêlo se mantém por períodos muito prolongados e em quantidades muito acentuadas visite um veterinário.
9. O meu cão ladra por tudo e por nada, que posso fazer?
Os cães podem ladrar pelas mais variadas razões e isto faz parte da sua maneira de se exprimirem. Um cão pode ladrar porque está com medo, com fome, porque detecta um estranho ou simplesmente para chamar a atenção. Se o seu cão ladrar constantemente fora deste tipo de situações pode, por um lado estar doente, ou por outro precisar de um pequeno treino de obediência que lhe dê hábitos aceitáveis de convívio com as pessoas. Normalmente basta dar um comando de NÃO sempre que o cão ladra despropositadamente. Mas cuidado, porque se não for efectuado convenientemente poderá inibir o seu cão de ladrar mesmo em situações convenientes. Se não se tiver sucesso contacte um treinador profissional.
10. Porquê que o meu cão coça as orelhas?
Este procedimento é normal nos cães, no entanto se se tornar demasiado frequente pode evidenciar algum problema. Poderá indicar a presença de uma infecção, de falta de limpeza ou a presença de parasitas. Uma vez que este tipo de exame poder revelar-se um pouco difícil, recomendamos que seja apenas executado por um veterinário.

9 comentários:

  1. Porque que a minha cadela pastor alemão não ladra para ninguem? como faço para ela ladrar quando eu mando????

    ResponderExcluir
  2. por que e que a raça buterrie e uma especie de cao bravo.

    ResponderExcluir
  3. meu cachorro e novinho e eu nao seio q ele come
    e leite raçao ou comida de panela?

    ResponderExcluir
  4. Minha cachorra tem mania de derrubar o lixo da lixeira do banheiro durante a noite, o que devo fazer pra evitar tal situação?

    ResponderExcluir
  5. Meu cachorro as vezes as pernas traseiras dele trava e ele nn consegue andar e treme..o q é ? Tem cura?

    ResponderExcluir
  6. meu cachorro esta com a respiraçao ofegante,..levei ele no veterinario ele estava com febre deram injeçao para abaixa a febre,mais ainda sinto que ele continua com a respiraçao ofegante e cansado,..me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  7. qual q diferença entre o cachorro macho e a femea?

    ResponderExcluir
  8. Sempre adoto cachorros vira lata, e dessa vez vou adotar uma Shih Tzu misturada com Vira lata, você poderia me responder como pode ficar essa mistura, o cachorro pode puxar a raça?

    ResponderExcluir
  9. Sempre adoto cachorros vira lata, e dessa vez vou adotar uma mistura de Shih Tzu com vira lata, você poderia me responder qual a probabilidade de o cachorro puxar a raça Shih Tzu?

    ResponderExcluir